31/07/2009

APA das Onças prepara Plano de Ação Emergencial

A Area de Proteção Ambiental das Onças, em São João do Tigre, Cariri Paraibano esta se preparando para realizar seu Plano de Ação Emergencial, com o intuito de iniciar açoes conjuntas para a pesquisa, preservação e desenvolvimento local de atividades principalmente turistica.
Esta açoes, encaminhadas pela SUDEMA, via Coordenadoria de Estudos Ambientais, vai reunir todos os atores públicos local e interessados em contribuir com o apontamento de PROBLEMAS e POTENCIALIDADES existentes no local, em termos de Natureza, Cultura, Educação e Desenvolvimento.
O resultado será apresentado, em uma segunda etapa, para atores municipais e estaduais com poder de decisão frente aquilo que se faz necessario para as açoes acontecerem. Não eximindo as açoes pontuais dos participantes da primeira etapa, que são, neste caso, pessoas da convivencia diaria no municipio, e não necessariamente portadores de poder para dirigir uma grande ação cabivel a um Prefeito, Secretario, Superintendente ou Presidente de orgãos públicos e privados, convidados a participarem na segunda fase, ou fechamento, do Plano de Ação Emergencial.
A ação primeira, acontecerá no dia 05 de agosto, na sede da Camara de Vereadores Municipal de São João do Tigre, durante a manha e tarde.

16/07/2009

Area de Proteção Ambiental da Onças: um novo começo


A àrea de proteção ambiental das onças é a maior e mais preservada área de proteção ambiental do Estado. medindo mais de 400 mil hectares de terras acidentadas, entre platos, montanhas, batólitos, vales e varzeas. Solos arenosos, pedregosos, argilosos e barrentos. Variando bastante em vegetação, onde se destaca a Caatinga com brejos de altitude, vegetação abustiva, arborea, de estepes e outras formas biovegetais.
Este diversidade de paisagem, divide espaço com uma diversidade de animais do tipo onça, lobo guara, viado campeiro, papagaios, maracanas, gato do mato, e todo o tipo de lagarto, entre outros. sendo destaque também, os mais de 30 sítios paleontógicos, com inscriçoes rupestres e semitérios indígenas, com diversas peças líticas já encontradas. alem de complementar-se com a culutura do povo tigrense, com suas representações de renda renascença (mais de 1.000), jovens trabalhando a dança, a capoeira e as artes em geral.
Também terra de aboio e vaqueiros dos mais tradicionais, a apa e o municipio espera uma oportunidade de capacatição e desenvolvimento local a partir desta potencialidades todas.
Neste caso, acompanhado do Gerente Executivo de desenvolvimento da SECTUR, Luciano Lapa, estivemos no local, afim de agendarmos a montagem de um projeto capaz de colocar os municipes em parceria não só com eles proprios, em busca do turismo de base local, mas também em contato e parceria com orgãos como Secretaria de TUrismo do Estado, Prefeitura Municipal da Propria cidade (disposta a colaborar), Sebrae, Sociedade de Arqueologia da Paraiba e outros convidados a participarem da gestão compartilhada da Area de Proteção Ambiental das Onças.

Rendeiras da Cidade e Escacação de Cemiterio feita pelo Prof. Juvandi

Monumento Natural Vale dos Dinossauros em Processo de (Re)Estruturação


Diante das diversas manifestações públicas, local, regional, nacional e até internacional, acerca da qualidade no atendimento e na estrutura fisica da Unidade de Conservação Estadual Monumento Natural Vale dos Dinossauros, a Coordenadoria de Estudos Ambientais da SUDEMA, apoiados pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado/SECTMA vem implementando uma série de ações a fim de restaurar, ou criar, uma melhor forma de recpecionar o visitante.
Entre as questões físicas pode-se destacar quiosques caindo, dinossauros quebrados, paineis de leitura aos pedaços, pinturas estragadas, sala de vídeo cheirando a cigarro e mofo, com material de mídia danificados, entre outros. No campo dos recursos humanos, condutores voluntarios (sem nenhum vinculo empragatício, de estagio ou convênio) realizando trabalho de funcionário e funcionarios (da prefeitura e do Estado) com uma rotina pratica de trabalho completamente fora daquilo que se espera (e se tem mundo a fora) de uma recepção em Unidade de COnservação da Natureza.
Neste sentido, e para tentar suprir as deficiencias encontradas no local, foi dado inicio a uma capacitação para os funcionarios e voluntarios. Sendo feito também, a construção de um projeto, solicitado pelo Vice GOvernador a SECTMA, com acompanhamento desta Assessoria Técnica a partir da CEA/SUDEMA para a petrobras. Projeto este que, aprovado, será de suma importancia para a recuperação fisica do lugar e a implementação de uma dinãmica social voltado para a conscientização, empreendorismo e pratica social sustentavel a partir do componente historico e identificador do lugar que são as pegadas dos dinossauros.