30/06/2009

Espaços de dialogos socioambientais nas UCs

As Unidades de Conservação oferecem uma oportunidade "impar" de produção, e dissiminação, das praticas ambientais e da democracia participativa atraves de seus mecanismos de gestão.
A Lei Federal 9.985/2000 que regulamenta as açoes dentro, e no entorno das UCs, pede para que espaços públicos e democraticos de discussão sejam criados, e utilizados, na Gestão das mesmas. Atores e entidades, nestes caso, se reunem, discutem problemas, potencialidades e açoes e compactuam soluçoes onde cada qual possa somar forças para beneficio do lugar.
Não esperando tão somente pelo órgão gestor, todos acabam se sentindo parte do problema e da solução e aprendem que cuidar do meio ambiente é tarefa de todos. Neste caso, acabam praticando o CF no seu artigo 225, onde fica expresso que é dever de todos cuidar do Meio Ambiente, colaborando com o poder público. Atraves do Conselho Consultivo, e do trabalho voluntário, pode ser oferecido e despertado temas de relevancia não só para atuação, e responsabilização coletiva, no cenário local, mas também gerar liçoes para toda a vida e lugar. Sendo exemplo maior, a propria questão do aprendizado oferecido em Gestao Participativa nas discussões do Conselho Gestor, sem comentar os temas a serem discutidos como processo de aprendizado para muitos.
Os curso oferecidos nestas, UCs podem, em muito, se tornarem espaços de dialogos ambientais quando, os temas são de aprendizado ambientail com uma pratica local, como cursos de educação ambiental que finalizam com uma ação no entorno do lugar onde o mesmo acontece, p.ex..
Sendo tema de interesse desta Assessoria Técnica as Unidades de COnservação do Estado, a criação destes espaços nas UCs sob regime da CEA/SUDEMA.
para ler mais sobre o tema:


21/06/2009

Chefes de UCs Estadual capacitados


Como complemento ao primeiro trabalho de capacitação, os chefes de Unidades de Conservação
Estaduais, tiveram uma segunda etapa. Desta Feita para discutir novos conceitos e ferramentas
de trabalho dos Gestores, como Direito Ambiental, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Informação Ambiental, entre outros já discutidos em um primeiro momento como Plano de Manejo, Chefe de UC, Gestao Participativa e etc.
Seguindo a Metodologia adota pelo ibama para elaborção do Plano de Manejo, os Chefes entregaram os modulos 1 e 2, e seguem agora para o modulo 3 do Manual Metodologia para Construção do Plano de Manejo confeccionado Pelo IBAMA.
Os trabalhos agora se encaminham para a costrução dos Conselhos Consultivos, naquelas UCs que ainda não tem hum (maioria inclusive), e retomada de trabalhos naquelas que já existiam, porém agora com maior efetividade.

15/06/2009

Vale dos Dinossauro com Conselho Gestor


O Munumento Natural Vale dos Dinossauros, um dos mais importantes pontos turísticos de nosso Estado. Guardando um patrimonio de importancia mundial. O maior rastro de pegadas de dinossauros já encontrado no Planeta. Está (re)criando seu Conselho Gestor.
Criado anteriormente, o COnselho Gestor nao conseguiu se efetivar e teve seu dissolvimento natural pelo desinteresse dos conselheiros em participarem de algo com pouca, ou nenhuma ação pratica efetiva.
Atualmente, já foram realizadas uma reunião pública de trabalho para construção do Plano e Ação Emergencial e uma reunião para crição do novo conselho gestor.
Com capacitação e orientação para a resolução de conflitos, indicação de propostas e acompanhamento de açoes, estes novo conselho deve está oficialmente regulamentado dentre em breve.




Unidades de Consevação Estaduais com Planos de Manejo





Com a entrada do Governador Maranhão, pós afastamento definitivo do anterior, as políticas ambientais do Estado da Paraiba tomaram novos, e acertados, rumos.

Com uma nova equipe, competente e comprometida com a causa, as politicas ambientais se encaminham para recuperar os 6 anos perdidos e colocar o meio ambiente paraibano no caminho certo. O caminho do desenvolvimento economico e social, com sustentabilidade ambiental.

Neste sentido, e buscando retomar aquilo que foi iniciado em sua primeira gestão, nos idos de 2000, o Governador José Targino Maranhão oferece total apoio para a continuidade nos trabalhos em Unidades de Conservação do Estado, em sua quase totalidade, por ele criado (cerca de 80%).
Assim, foi iniciado pela Coordenadoria de Estudos Ambientais da Superintendencia de Administração do Meio Ambiente, os Estudos para a construção dos Planos de Manejo das UCs sob sua jurisdição.
Parque Estadual Pedra da Boca em Araruna, Monumento Natural Vale dos Dinossauros em Sousa, Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, Area de Proteção Ambiental Tambaba e outras UCs estão capacitando seus Chefes e discutindo em conjunto os métodos e tecnicas e realização do Referido Documento norteador das açoes nestas areas protegidas.
Com cronogram pre-definido para encerrar seus trabahos, toda a equipe segue buscando retomar os trabalhos de gestão nestas unidades, iniciadas no Governo Maranhão 1 (hum) e inviabilizadas durante os seis anos do governo sucessor.